Os distribuidores progressivos modelo MPE são constituídos de elementos modulares.
Cada distribuidor compreende seções intermediárias operacionais contendo pistões dosadores de diversas capacidades, fixadas numa placa-base também modular . Esta, por sua vez , é formada por três componentes : uma seção inicial onde o lubrificante é admitido sob pressão , um número variável de subplacas e uma seção final .
Todos os elementos modulares são fixados por parafusos e prisioneiros e com estanqueidade positiva assegurada por o-rings .
As seções intermediárias operacionais são intercambiáveis e podem ser fixadas em qualquer subplaca podendo atender até 20 pontos por distribuidor . Em caso de necessidade podem ser rápida e facilmente removidas, pois toda a tubulação é fixada nesta última . O conceito modular permite acrescentar novas subplacas e seções intermediárias, fazendo com que se tenha uma relação de vazões infinitamente variável com quantidades dosadas de lubrificante . Em projetos onde se adota o principio de “Linha Utilitária“ pode-se alterar a seção inicial para que se acrescente a válvula de bloqueio LUBE-BLOQ juntamente aos distribuidores modulares .
Uma seção “bypass” ( não operacional ) pode também ser utilizada para adicionar ou suprimir posteriormente novas saídas no sistema . A seção “ bypass” só pode ser utilizada em distribuidores com um mínimo de três seções operacionais.
As seções intermediárias MPE são disponíveis em diversas capacidades por ciclo de trabalho . Cada seção dupla (T) alimenta as duas saídas da subplaca correspondente e nenhuma delas poderá ser fechada , pois isso causaria o bloqueio do distribuidor.
A seção simples intermediária (S) alimenta somente uma saída e fornece o dobro do volume . A outra saída deve ser fechada para operar normalmente .A seção intermediária (T) também pode operar como (S) utilizando uma placa de crossporting.
Para volumes ainda maiores , seções adjacentes poderão ser somadas através de placas crossport .
Cada seção intermediária possui duas saídas alternativas para montagem de indicadores de performance, ou ainda tubos para abastecimento dos pontos. Nesse último caso, a saída da subplaca correspondente deverá ser plugada. Quando não utilizadas estas saídas alternativas são plugadas.
Funcionamento:
A sequência operacional de um distribuidor MPE é definida como “progressiva”. Esse termo significa que cada seção intermediária completa o curso de seu pistão , injetando uma quantidade dosada de lubrificante no mancal correspondente ou na entrada de um distribuidor secundário , antes que a seção seguinte funcione . Enquanto houver injeção de lubrificante sob pressão na seção inicial do distribuidor , as seções continuam a funcionar de uma forma progressiva e de acordo com uma sequência ordenada e constante.
Assim que o fluxo de lubrificante cessa , os pistões param. Ao ser iniciado o fluxo novamente , eles reiniciam seu movimento daquela posição em diante.
Ibooks https://www.cellspyapps.org/ author is available for mac, but the actual ibooks app isn’t
PARCEIROS