Os Distribuidores Linha Dupla BM, são válvulas compactas de aço, projetadas para funcionar com óleo ou graxa em todos os tipos de sistema de lubrificação linha dupla.
De operação totalmente hidráulica e sem válvulas de retenção, o distribuidor BM é constituído de 1 até 10 elementos modulares fixados em subplacas. Cada elemento modular pode atender a 1 ou 2 pontos de lubrificação e possui um indicador com haste de aço inoxidável para comprovação visual do seu funcionamento.
Os módulos são fabricados em duas séries, com deslocamento regulável por ciclo de trabalho, o que torna desnecessária a utilização de séries menores. A regulagem é feita por parafuso existente na parte superior do indicador, alterando igualmente as 2 saídas do elemento duplo ou individualmente quando convertido para saída única.
As subplacas são fornecidas com 2 saídas para cada elemento modular. Sendo necessária apenas 1 saída, seja para se obter um número ímpar de pontos ou para dobrar o deslocamento máximo, um parafuso seletor interno precisa ser removido e uma das saídas deve ser fechada.
O emprego deste distribuidor reduz consideravelmente o custo de manutenção e o inventário de peças de reposição. No caso de falha, somente o módulo danificado é rápida e facilmente substituído, pois a tubulação é fixada na subplaca. Com os distribuidores convencionais, ao contrário, é necessário remover toda a tubulação e, eventualmente pela falha de apenas 1 elemento, inutilizar toda a peça. É uma operação de execução demorada e sobretudo onerosa. Os distribuidores BM servem para reposição dos distribuidores convencionais de qualquer fabricante.
Características:
• Fácil e rápida substituição de módulos
• Grande flexibilidade
• Continuidade operacional
Funcionamento:
A construção básica do distribuidor modelo BM é mostrada no desenho. Cada elemento possui um pistão de controle e um de injeção.
O curso do pistão de controle é fixo e o de injeção limitado pelo parafuso de regulagem através da haste.
Durante a operação do distribuidor, o lubrificante sob pressão entra pelo pórtico (A) e força o pistão de controle (1) para baixo, permitindo que a pressão seja aplicada na parte superior do pistão de injeção (2).
Movendo-se para baixo sob pressão, esse pistão força o lubrificante para fora da câmara (3) através do pistão de controle em direção à saída (C). Durante esse meio ciclo do distribuidor, a câmara superior do pistão de injeção foi alimentada para a próxima operação.
Quando a pressão da linha superior é aliviada, o lubrificante pressurizado entra no distribuidor pelo pórtico (B) e a operação se repete na outra direção: o pistão de controle é forçado para cima, permitindo que a pressão seja aplicada na parte inferior do pistão de injeção. Este move-se para cima e força o lubrificante para fora de sua câmara (4). O lubrificante passa pela parte superior do pistão de controle (1) e é injetado no ponto de lubrificação através da saída (D).
Para converter em saída simples, o parafuso (5) deverá ser retirado, colocando em comunicação as saídas (C) e (D). Para operar normalmente, uma delas precisa ser fechada.
Allerdings besuchen Sie diese Internetseite ist es auch möglich, naturklänge und stimmen synthetisch zu verfremden
PARCEIROS